Total de visualizações de página

domingo, 6 de maio de 2012

O PEQUENO PRÍNCIPE - ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY

"A gente só conhece bem as coisas que cativou. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas, como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!"


Livro de crianças? Com certeza. Livro de adultos também, pois traz dentro de o menino que foi. É uma obra que nos mostra uma profunda mudança de valores; que nos ensina como equivocamos na avaliação das coisas e pessoas que nos rodeiam e como esses julgamentos nos levam a solidão Neste sentido, a escritora continua dizendo que "O pequeno príncipe desenvolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia". Sendo assim, voltam ao coração escondidas recordações. A partir disso acontece o reencontro- o homem-menino.


É um excelente livro, retrata muito bem o conflito interno que vivemos. Aqueles que acham que o livro não presta deveriam não só ler aquilo que está escrito, mas pense também na linguagem metaforica em que o contexto foi desenvolvido. Deixe sua criança interior manifestar-se. Vale a pena eu garanto!


"... É bem mais dificil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio". 
 (Pág.: 66)